domingo, 11 de abril de 2010

Devaneios

Tomando vinho barato, num copo americano, após de ter ganhado uma luta contra a garrafa, que lhe deu um banho por não tinha abridor tendo que pressionar a rolha para dentro do vasilhame, sentou e acendeu um cigarro.

Deu uns tragos e surgiram uns pensamentos.

Pensava na sua trajetória até o presente momento. Relacionou seus pensamentos à conversa com a pessoa excêntrica que conversara há pouco.

Vive um momento triste de sua vida e não encontra resposta para tal. És bem sucedido no trabalho, com os estudos as coisas caminham bem, além de estar cercado de boas amizades.

Realiza um sonho de criança e mesmo assim sente um vazio incomensurável. Hoje, acordou como Gregor Samsa em Metamorfose de Franz Kafka.

Passou o dia deitado, ouvindo as músicas de artistas que nunca faltam nesses momentos de tristeza e solidão. Aqueles maldosos, que ele mesmo escolhe, que dizem: “Vai querido, fique pior”.

Hoje pensou nos signos que a vida traz, na importância de ser grato com as coisas que Deus lhe dá, mesmo as não tão boas assim. Essas, são colocadas em sua vida para lhe trazer algum ensinamento, fazê-lo amadurecer em algum aspecto. É grato pelas coisas ruins também.

Lembrou de acontecimentos importantes, que marcaram sua vida e que o fizeram outra pessoa a partir do fato, como quando assistiu o documentário “Ilha das Flores” e passou a jogar comida em sacolas plásticas nos lixos pensando que estaria ajudando pessoas sem condições a comer uma comida protegida, sem contaminações ou depois do dia em que terminou de ler o livro “O Abusado” e tomou a decisão de que profissão pleitearia para sua vida ou até depois do dia que alguém (aquele que hoje é referência em sua vida) lhe indicou “Crime e Castigo”, posteriormente convidando-o a fazer parte do projeto embrião (que não nasceu) chamado NAIPE (Núcleo de Ação Independente de Pensar e se Expressar), virando, depois, “Ruderais” (que também não nasceu, rs).

Enfim, os pensamentos lhe chegam como tufões e o saudosismo, saudade e otimismo, lhe tomam as vistas. Não sabe muito bem onde quer chegar. Apenas quer agradecer e dizer que ama sua vida e as pessoas que tem importância nela.

Lembrou de algumas frases como: “neguinho”, “quero chorar o seu choro, quero sorrir seu sorriso...”, “dorme com Deus e seu anjo da guarda”, “filho”, “seu gordo”, “vó, é mãe duas vezes”, “e aí maluco”, “vivinho”, “que Deus e Nossa Senhora te acompanhe”, “Estou sem tempo... me diga logo... anda, diga...”.

Talvez porque já esteja sob efeito do vinho barato ou talvez porque seu copo já está vazio e está ansioso para enchê-lo, parou. Sublimou.

E é isso... parou de pensar, ou de tentar alinhar os pensamentos. Abriu um sorriso tímido, colocou uma blusa, um chinelo e foi encher seu copo. Provavelmente tomará uma garrafa inteira.

3 comentários:

Dani Pessoas disse...

Preciso registrar que gosto muito da forma como escreve, me sinto dentro dos teus "personagens"... Seus textos têm descrições perfeitas... Parabéns! Continuo admirando-te! Beijos

Anônimo disse...

já ouvi isso de você antes. o sucesso profissional, o cigarro, o vinho barato. me senti como se tivesse conversando com você agora... e você deixa transparecer na escrita aquilo que mostra presencialmente também.

muito bom. atualize com mais frequência essa jossa aqui, jão.

abração,

Thiago Borges

p.s: passa lá no blog do meu projeto e opina sobre o conteúdo: http://periferiaemmovimento.wordpress.com/

Marina (buena/araraquara) disse...

Acho incrível o processo do pensamento. Como ele fundi e confundi.... como pode ser tão constante, tão densoooo... Como ele pode ser tantooo de nós mesmo, como pode ser tão interiorizado e ter tantaaa necessidade de se libertar de nós. Até que ponto somos produtores ou produtos dele? Somos tanto, fomos tantas coisas... somos o resultado de tantos pensamentos já tidos, de tantas coisas já feitas, de tantas vontades crescentes, de tantas vontades já não tidas... Quase como um ponto, atravessado por infinitas retas que o tempo todo te transpassam, com força, sem muita claridade, sem nunca saber direito de onde aquilo tudo veio ou do que deixou em você, o que transformou em você. Até ser tudo tão fortee, tão rápido, to contínuo e descontínuo, que você gritaaaa.... PARAAAAAAAAAAAAAAAAA!! CHEGA! Não to agüentando!
Então é a hora que o pensamento se volta pra dentro dele mesmo, precisando deixar um pouco o mundo de lado pra conseguir entender de novo tudo o que você é no mundo e tudo o que ele é em você..... Sentir e compreender o porque se sente, com calma entender no que tudo isso te recriou. Somos tantos reprojetos feitos de nós mesmos..... Que horrível e necessária é entendermos o porque
se sente e o porque não se sente.... Enfim....
Pensei em muitasss coisas lendo o que escreveu, mais foi isso que de mais intenso veio em mim... a mutação de corpo alma e mente que a construção e destruição dos pensamentos nos traz. Tão intensa, doída, e linda transformação.... onde será que ela nos levará?!.... onde será????
Aiiiiiii, que saudade de você !!!!! Faz muita falta ! Nem imagina o quanto é lembrado !!!!
Bjao, saudades !