sexta-feira, 18 de abril de 2008

"O curupira já têm seu tênis importado..."

Caio de Assis, 3 anos e 11 meses, está em seu quarto, deitadinho na cama do "Homem Aranha", assistindo, na televisão do "Relâmpago McQueen", seu super herói jogar a teia, dar porradas e beijar sua namorada em meio de tantas confusões para salvar o mundo contra o "Duende Verde".

Silvio de Assis, 21 anos e 2 meses, chega em casa, apaga a luz do quintal, guarda as chaves no "porta-chaves" em baixo da escada, vai até a cozinha, abre geladeira, toma um copo de suco e sobe para dar um beijo em seu irmãozinho que está trancado no quarto, deitado, assistindo um filme, como de costume.

Guarda sua mochila em seu quarto, passa no banheiro para lavar as mãos, pois as mesmas estão com um cheiro de cigarro muito forte e não gosta de mostrar ao seu pequeno irmão, que é um fumante, pois tem medo que o mesmo se torne um fumante através de suas influências.

- Oi Caio, tudo bom?

- Tudo bom...

- Vem me dar um abraço?

- Não, "Sivio", sai da frente!

- Tá bom... tá bom... não precisa fazer manhã, seu chorão...

- Não sou chorão....

- É sim...

- Não sou... vai brincar com seu "putador" (computador)....

- Então me dá um beijo...

- Tá bom...

Silvio ganhou um beijo e um abraço, e aproveitando a oportunidade quis continuar a conversa com seu irmãozinho, que agora não estava mais tão concentrado no filme que já sabia de "trás pra frente", pois estava mais preocupado em tirar os óculos do rosto do irmão mais velho.

- Foi pra escola hoje, Caio?

- Não...

- Foi sim, que eu sei, o que você fez lá hoje?

- Não sei...

- Você desenhou muito?

- Não sei...

- Cantou muito?

- Não sei...

- Não sabe? Sabe sim... qual musiquinha você sabe cantar?

- Não sei...

Percebendo que não conseguiria conversar com o pequenino, Silvio, desisti e vai para o seu quarto, pois está com fome e pretende trocar de roupa para depois descer à cozinha para comer alguma coisa.

Enquanto trocava de roupa, a pequena mão bateu na porta, Silvio já sabia de quem eram aquelas batidas desrritimadas e abre a porta para o mundo pouco explorado pelo pequeno, pois não tem muito acesso ao quarto de seu irmão, dessa forma, quando consegue entrar fica por poucos minutos olhando tudo que consegue ver ao seu redor, até escolher sua "vítima".

Dessa vez o objeto escolhido foi aquele que ele já conhece muito bem, melhor que muitos adultos por aí. Já sabe mexer como se, no momento em que fica frente a frente com um "negócio" desses, perdesse toda aquela inocência e falta de coordenação motora.

- "Sivio", esse "putador" é meu?

- Não... esse ai é meu...

- Não! Esse "putador" é do papai!

- Não, pequeno, esse é meu (risos).

- "Sivio", meu papai vai comprar um "putador" pra mim na loja.

- Há é?! E pra que você quer um computador, doutor?

- Porque eu vou "tabiar" (trabalhar) no meu "putador", ué.

- Mas você é muito pequeno para "tabiar" ainda, gatão (risos).

- Não sou! Já sou "gande" e meu papai vai comprar um "putador" na loja, "pá" mim!

Essa conversa durou mais alguns minutos, Silvio ria enquanto ouvia Caio divagar sobre seu futuro computador, e ao mesmo tempo pensava que há pouco tempo havia tentando conversar com o pequenino sobre um assunto que considerava do interesse do mesmo, mas que não havia conseguido chegar a lugar nenhum.

Falar sobre as musiquinhas da escola era um assunto ultrapassado, pois pra que cantar musiquinhas se no "putador" do papai podemos escutar qualquer música que quisermos? (Sim...Caio já sabe colocar, tirar, trocar, pausar, dar play... ouvir qualquer cd.)

Porque desenhar no papel, se podemos desenhar no "putador"?

No "putador", assistimos o "Relâmpago McQueen", o "Homem Aranha", o "Nemo"...


Há o computador!

O mocinho de nossas vidas, o facilitador e "otimizitador" de tempo...

Mas será que ele... o "putador"... não está roubando uma das coisas mais importantes para a infância das crianças de hoje?

A inocência...

Cantar músiquinhas, fazer desenhos, brincar com tinta, brinquedos, gostar de histórinhas sobre nosso folclore, é coisa fora de moda.

Cuidado com a Cuca?

Derrrr... Ela não existe, papai!

Saci pererê?

Hahaha, pára né?!

Curupira, mula sem cabeça, caipora?

Tá.... e eu sou o Bozo!

Para de lorota, e me dá um "putador"! Pois quero assistir o "Homem Aranha", ele sim existe...
Existe, bate no ladrão e beija na boca da "namolada" (Híhíhí!).



Bom... vivendo com esse "pedacinho de gente" ouço tanta coisa.

E acima de tudo aprendo muita coisa, é incrível ver seu desenvolvimento e como fala uma coisa nova a cada dia.

Porém, também é preocupante, pois ele conversa como uma criança mais velha e não se interessa por "coisas" que consideramos ideais para a idade dele.

Enfim, acho que essas observações não são só minhas, pois é normal participar de discussões que abordam esse assunto.

Esse desenvolvimento precoce é bom ou ruim?

Se considerarmos ruim, existe uma solução?


Bom... já dei uns tragos, pensei em algumas coisas e compartilhei com você.

Faça o mesmo!

Seja bem vindo... dê umas tragadas, pense um pouquinho e, se o assunto for de seu interesse, compartilhe também.


Para ajudar em seus pensamentos, aconselho que escute uma música que me faz pensar muito nesse tópico.

Escute "Enquanto o mundo explode", que seria uns dos nomes que eu daria para esse blog, porém infelizmente já existe um com esse nome, do Nação Zumbi, o título do Cd é "Afrociberdelia".

Segue, também, a letra da música:

A engenharia cai sobre as pedras
Um curupira já têm seu tênis importado
Não conseguimos acompanhar o motor da história
Mas somos batizados pelo batuque e apreciamos a agricultura celeste
Mas enquanto o mundo explode
Nós dormimos no silêncio do bairro
Fechando os olhos e mordendo os lábios
Sinto vontade de fazer muita coisa...



Por Silvio de Assis

6 comentários:

Anônimo disse...

Estou embebedada... Diria mesmo extasiada...

Ele voltou !!!

E como é mais interessante o mundo ao lado de alguém assim...

Amo-te além dos limites das palavras.

Silvio de Assis disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

EXCELENTE não sei se é a melhor palavra para definir seu blog, mas foi a primeira que me veio a cabeça, posso usar seus sinônimos, fantástico,espetacular, mas ainda sim não acho que eles tenha o sentido ou talvez o peso exato, sensacional, talvez se enquadre melhor!
Texto leve,gostoso de ler, maravilhoso
Seu irmão dá vontade de apertar só de imaginar ele falando "putador"
Sobre seus tragos e pensamentos, acredito que eles se parecem com de todos que já passaram a infânica e percebem nas crianças de hoje essa redenção pelo computador, praticamente um guru, um modo de vida, mas o que base essas crianças podem ter se seus pais , seus "heróis" estão sempre sentados na frente do "putador". Quando pequenos nos espelhamos nos nossos pais,irmãos,avós,todos os mais velhos que nos protegem e nos dão carinho.

Não tenha dúvida que voltarei smepre para comentar!!
Beeijos!!
E super parabéns!!

Anônimo disse...

E volto eu a comentar no seu blog !!! Nossa, faz realmenti muitooo tempo q nao faço isso ! rsrs Adorei o blog! E como eu nao fumo, to aqui comendo um chocolatizinho p comentar melhor ! hauauah....
Achei legal o texto percorer esse caminho leve pra paltar sobre um assunto questionado (ou nao) por tds nos.
Esse assunto td, a musica, me faz lembrar mtu sobre a maioria das discuçoes da facul.
"Um curupira já têm seu tênis importado
Não conseguimos acompanhar o motor da história"
Nao tinha como terminar melhor seu texto.
Estou a dois meses estudando filosofos q td oq questionam sao as rupturas. Rupturas pq isso me fez pensar em algo, essa ruptura nao foi unica, ela parece ser constante. Fiquei viajando. Quanto tempo, la na ideda mediaaa, la pra trasss, quantas geraçoes tinham q passar pra poder sentir alguma diferença de costume, de ideias.
E hj, vc ai, ja nem consegue + acompanhar as ideias de seu irmao. Td isso anda mundo rapido. O processo q eles criam de agregaçao da menor pessoa a esse sistema de inovaçoes eh cada vez melhor. Melhor pq temos q admitir q tem q ser mtu foda pra conseguir dominar tantos pensamentos e mudar tao rapido assim alguns costumes.
Se isso eh bom ou ruim ??? Nao sei. Sao rupturas, como a maioria delas, quem ja viveu outro momento tendi a acahar q nao eh bom, + quem esta sendo criado nele, nao o trocaria tbm. Bom ou ruim pra quem ??? Talvez seja essa uma pergunta boa tbm.
" Para o mundo q quero descerrrr !! "
Se tem como reverter isso? Vc acha q tem?rs E oq seria reverter td isso ? voltar como era antes? E antes como? Como era p vc, como era p seus avos, ou como era mtu antes de td isso? P mtu antes de td isso? Vc voltaria? Pq eles voltariam? E se td mundo quisesse voltar, as coisas voltariam a ser como eram antes? Ja nao esta td mtu destruido p isso? Entao talez, parar por aqui? Seria melhor parar entao neh. Se talvez nao der p voltar nos costumes, reconstituir as rupturas, entao talvez seja melhor soh... nao piorar. Piorar? Eh pior mesmo? Pq as coisas pioram pelo progresso da ciencia. Entao oq deviamos fazer? Parar com a ciencia? + Ela nao eh uma das nossas maiores dadivas???...
Sera? Nao foi ela q destruiu td oq nos entegrava? Foi ela q construiu o nosso "putador" + tbm foi ela q fez os medicamentos, ela q ajudou na guerra.
+ Afinal, eh bom ou ruim o Caio nao querer falar sobre as cantigas da escola + querer um computador??
Acho q td isso tras uma discuçao MUITISSIMO maior, e eu nao sei responde-la ! rsrsrs
Desculpa ai pela viagem + sabe q sou meio assim e as coisas soh tendem a piorar neh ! hauahuah
Adorei vc ter refeito seu blog viuuuu !!
Bjao querido !
T.adorooo !!!

Karine e Bruno disse...

Olá!!
Silvito!!
como já disse posteriormente teu blog tá excelente! o texto maravilhoso, muito bem escrito, leve e gostoso de ler. Nos faz refletir sobre um assunto interessante de forma divertida. Já te disse que é tudo culpa do sangue de jornalista que corre nas suas veias?
Acho que a meioria das crianças de hoje estão perdendo a essência da infância. É raro ver pequenos que não mexem no computador e isso me assusta. Quanto mais cedo elas entrarem no mundo virtal mais cedo se distanciam do real, se esquecem que ainda são crianças e que não precisam e nem devem se comportar como adultos. Lá na frente quando chegarem nessa fase da vida verão a tolice que fizeram e sentirão falta das brincadeira, cantigas de roda e todo o mundo mágico que só os olhos de um pequeno podem ver.
Espero ansiosamente seus próximos posts.
Fica com Deus!
beijão

Camila Silveira, Emerson Viana, Gleyce da Silva, Jeniffer Villapando, Lucas Cardoso, Maysa Figueiredo e Natália Oliveira disse...

Salve, Salve querido!

Ouvi tantas pessoas elogiando seu blog que fui quase obrigada a vê-lo, rs!

Está ótimo!

Parabéns!

Eu tenho uma opinião formada sobre esse assunto, mas não poderei comentar agora... tô de saída!

Promessa!

Volto!

Beijos

Natália!